A 110ª edição do Tour de France terá início em Bilbau, no coração do País Basco, no sábado, 1 de julho de 2023

Não é a primeira vez que o pelotão do Grande Boucle se encontra no País Basco: em 1992, San Sebastián já sediava um Grand Départ da etapa francesa. Além das incursões em território espanhol que foram realizadas por ocasião de algumas etapas dos Pirinéus com partida e chegada na França, nove cidades espanholas receberam partidas ou chegadas do Tour. Bilbau se tornará a 10ª em 2023 com uma primeira etapa de loop na cidade. O percurso da segunda etapa também será concluído no País Basco.
Galeria de fotos da apresentação do Tour 2023 hoje em Paris.
FASE 1 | BILBÃO > BILBÃO | 1º DE JULHO DE 2023 | 185km
Este itinerário circular, cem por cento biscaiano, percorrerá as serras selvagens que margeiam o mar Cantábrico e cruzará duas vezes um lugar tão emblemático como Gernika.
Será uma etapa muito exigente que, com os seus 3.300 m de desnível acumulado, já nos permite arriscar que a primeira camisola amarela será vestida por um verdadeiro titã. Os corredores terão que superar uma dificuldade atrás da outra com a ideia de chegar em uma boa posição, a 10 km do final, até o topo de Pike Bidea (2 km a uma média de 9% com trechos de 15% de inclinação) , de onde toda Bilbao é dominada. Eles também precisarão economizar um pouco de gasolina para o acabamento, localizado na parte inferior de uma colina de 5%.


FASE 2 | VITORIA-GASTEIZ > SÃO SEBASTIÃO | 2 DE JULHO DE 2023 | 210km
Em Vitoria-Gasteiz, capital de Euskadi e Álava, a etapa começará em um platô a 600 m de altitude.
Como é uma etapa em direção ao mar, o perfil geral parece falsamente em declive, mas na verdade, uma vez esgotados pelo caminho acidentado, os corredores se depararão com o Jaizkibel sem solução de continuidade. Esta montanha, localizada nas proximidades da capital de Gipuzkoa, será abordada na direção oposta, mas com a mesma dureza, como na Clásica de San Sebastián, onde é considerada o ponto decisivo da corrida. Os ataques são garantidos.


FASE 3 | AMOREBIETA-ETXANO > … | 3 DE JULHO DE 2023
A partida para a França com mil voltas e reviravoltas servirá como a primeira oportunidade para os velocistas se exibirem, mas isto é, desde que consigam evitar todas as armadilhas que o percurso apresenta.
Primeiro eles terão que atravessar a paisagem de Bizkaia para chegar ao mar no magnífico porto de Lekeitio. Em seguida, eles terão que superar as pequenas dificuldades da estrada costeira e desfrutar de vistas fabulosas de seus 80 km de curvas. Então, depois de um último adeus a San Sebastián, eles irão para Irun e seguirão para…


MAPA
O Grand Départ realiza-se pela segunda vez no País Basco, depois de San Sebastián em 1992, e pela 25ª vez no estrangeiro. Depois de três etapas do outro lado dos Pirineus, o resto do Tour acontecerá sem sair da França. Serão visitados 6 de suas regiões e 23 de seus departamentos.
Serão 21 no total:
8 estágios planos
4 etapas no meio da montanha
8 etapas de alta montanha com 4 acabamentos em alto acabamento (Cauterets-Cambasque, Puy de Dôme, Grand Colombier e Saint-Gervais Mont-Blanc).
1 etapa individual de contra-relógio
2 dias de folga
SEJA BEM-VINDO
Aparecendo pela primeira vez no mapa da turnê de 2023 estão 12 novos locais ou cidades palco de um total de 40:
Bilbau (partida e chegada da primeira etapa)
Amorebieta-Etxano (início da 2ª etapa)
Nogaro (gol da 4ª etapa)
Vulcania (início da 10ª etapa)
Moulins (chegada da 11ª etapa)
Belleville-en-Beaujolais (linha de chegada da etapa 12)
Châtillon-sur-Chalaronne (início da etapa 13)
Les Gets Les Portes du Soleil (início da 15ª etapa)
Passy (início da 16ª etapa)
Combloux (chegada da 16ª etapa)
Poligny (linha de chegada da 19ª etapa)
Le Markstein Fellering (linha de chegada da 20ª etapa)
MONTANHAS
Os cinco maciços da França serão visitados. Por ordem: os Pirinéus, o Maciço Central, o Jura, os Alpes e os Vosges.
Três novidades: Nursery (País Basco), Col de la Croix Rosier (Massif Central) e Col du Feu (Alpes).
Grande retorno após trinta e cinco anos de ausência: o Puy de Dôme, que não está no mapa do Tour desde 1988.
O Col de la Loze (2.304) será o ponto mais alto do Tour de France 2023.
TESTES DE TEMPO
A 110ª edição inclui um único exercício solo em seu programa. Será realizado em altitude e em terreno íngreme, nos Alpes, para a 16ª etapa Passy > Combloux, com uma distância de 22 quilômetros.
BÔNUS E BÔNUS
No total, 2,3 milhões de euros estarão em jogo e serão distribuídos pelas equipas e pilotos, incluindo 500.000 euros para o vencedor da classificação geral individual final.